eyeIO cria nova técnica de codificação de vídeo, Netflix será a 1ª a usá-la

Hoje a empresa eyeIO anunciou ter licenciado à Netflix sua nova tecnologia de codificação, que reduz a largura de banda necessária à transmissão de vídeo sem diminuir a qualidade da imagem.

Greg Peters, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da Netflix, disse que a eyeIO é "uma parte importante da tecnologia [que a Netflix usa] para melhorar a qualidade de vídeo e superar os desafios de largura de banda apresentados pela infra-estrutura da Internet".


Vídeos da Netflix em padrão SD podem consumir até 2.2 Mbps de largura de banda, e em HD/1080p até 4.8 Mbps. Rodolfo Vargas, CEO da eyeIO disse que sua tecnologia de codificação, quando comparada a tecnologias já estabelecidas, pode gerar vídeos com melhor qualidade visual usando 20% menos largura de banda,  e que em qualidade semelhante a outros codificadores a economia chega a 50%. O "segredo" é a otimização do processo de codificação, que gera arquivos padrão H.264 convencionais, porém menores, e que podem ser reproduzidos pelos usuários finais sem a necessidade de nenhum plugin adicional.

É importante para a Netflix reduzir o consumo de banda para a transmissão de seus vídeos em todo o mundo. Alguns provedores de acesso à Internet impõem limites de consumo de banda ao usuários, cobrando valores adicionais ou reduzindo a velocidade de acesso após o limite ser alcançado. Nos EUA muitos usuários reduzem a qualidade de vídeo (de HD para SD) para evitarem a cobrança de adicionais pelos provedores de acesso. Além disso, na América Latina a velocidade da Internet é um dos entraves para a expansão do serviço. E nos dispositivos móveis (como celulares e tablets), os mesmo problemas citados acima são ainda mais acentuados.

Fontes: eyeIO, GigaOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.