Carta aos investidores

A Netflix mostrou estar satisfeita com seu desempenho em 2012, segundo carta aos investidores relativa ao último trimestre do ano passado. De acordo com a empresa:

  • em 2012, aumentaram em quase 10 milhões o número de usuários mundiais de streaming, totalizando mais de 33 milhões de usuários;
  • a empresa obteve lucro em 2012, apesar dos grandes investimentos ao estabelecer a Netflix em 40 países;
  • foram desenvolvidas importantes séries originais, com estreia neste ano.

Para mais informações, tabelas e gráficos (inclusive informações sobre novas formas de pagamento), prossiga.

Resumo dos resultados dos últimos cinco trimestres da Netflix - clique para ampliar.
Ao invés da previsão de prejuízo, os resultados indicam um lucro de US$ 8 milhões no último trimestre. A Netflix também está otimista com 2013, acreditando que, pela primeira vez, o lucro com streaming (nos EUA) superará o de aluguel de DVDs (embora este continue em declínio).

Na carta foi destacado o acordo de exclusividade com a Disney para "primeira janela paga" de títulos lançados a partir de 2016, nos EUA. Embora a empresa já tenha feito acordos semelhantes (com Paramount no Canadá, Warner Bros. nos países nórdicos e Lionsgate no Reino Unido e Irlanda), o acordo com a Disney é primeiro desse tipo com um dos principais estúdios americanos, e inclui títulos de peso da Disney, Pixar, Marvel e Lucasfilm. Até lá, a Netflix continuará expandindo seu catálogo, inclusive com vários filmes do catálogo da Disney.

Também foi mencionado o acordo com a Warner Bros., significativo por estarem licenciando os programas diretamente do produtor, ao invés das redes que os exibem. Isto permite que a Netflix obtenha temporadas anteriores mais rapidamente do que pelos acordos convencionais.

Competição


A concorrência entre os serviços de TV Everywhere e assinatura de vídeo sob demanda continua a crescer. Porém, segundo um teste realizado pela Netflix, ainda não existe um serviço que possa substituí-los nos EUA. Entre os 200 títulos mais assistidos via streaming pela Netflix (100 programas de TV e 100 filmes), 127 programas (63.5%) são exclusivos dela.

A Netflix não planeja expandir para novos mercados no primeiro semestre de 2013, mas estão avaliando expansões para o fim de 2013 ou 2014.

Brasil


Ocorreram melhorias na infraestrutura de pagamentos no Brasil. Recentemente foi lançada a opção de pagamento via débito automático com vários dos principais bancos, e o pagamento via boleto está em fase de testes.

Séries originais


A empresa tem apostado na criação de conteúdo exclusivo para atrair e reter assinantes. Ela diz que 1º de fevereiro será um "momento marcante no desenvolvimento da TV pela Internet", ao lançar todos os 13 episódios de House of Cards em todas as regiões onde atende.

Também afirma que séries criadas para a TV pela Internet são melhores para os criadores, para os consumidores e para a Netflix. Os criadores não precisam se preocupar com os limites impostos pela TV linear, como o grande intervalo entre temporadas e duração definida de cada episódio, e os espectadores podem assistir quantos episódios quiserem, sem aguardar dias entre um e outro (e, no caso da Netflix, outra vantagem é a ausência de comerciais).

Após "House of Cards", será lançado "Hemlock Grove" em 19/04, a quarta temporada de "Arrested Development" em maio, "Orange is the New Black", "Derek" e a segunda temporada de "Lilyhammer".

Ações


As boas notícias da Netflix surpreenderam investidores e analistas. Suas ações decolaram, com um ganho que chegou a alcançar 35%.

2 comentários:

  1. Parece que se você já foi assinante via cartão de crédito você não tem mais o direito de mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o suporte técnico da Netflix, o site será alterado para permitir a mudança da forma de pagamento ainda hoje, ou em alguns dias.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.