Por que a Netflix tem mais filmes e séries nos EUA do que no Brasil?

Existem vários motivos para a Netflix ter um título disponível nos EUA e não no Brasil. Os principais são gostos regionais, abrangências de licenças e, obviamente, custo.

Atualização: veja também o artigo O catálogo da Netflix em cada país.

A Netflix não é a "dona" das obras em seu catálogo (nem mesmo de suas produções originais). Para cada filme ou série ela contrata uma licença de streaming para poder exibi-los. Em geral, toda licença possui uma restrição geográfica. Com isso, a Netflix pode obter a licença de um título nos EUA, enquanto o mesmo título esteja licenciado exclusivamente a outra empresa no Brasil ou outros países.

Se a Netflix quiser obter a licença de um título já licenciado a outra empresa em um dado país, não há muito o que ela possa fazer exceto aguardar ela expirar para então tentar obtê-la. Ainda assim, outras empresas podem conseguir essa licença.

Para alguns títulos, como suas produções originais (House of Cards, Orange Is the New Black, etc.) a Netflix consegue obter uma licença para todos os países onde opera, mas não nos outros. Antes da Netflix iniciar suas operações na França, um canal de TV francês obteve a licença de House of Cards, o que impede a Netflix de exibir sua produção original nesse país.

Além disso, com capital limitado para investir, nenhuma empresa conseguiria licenciar tudo o que já foi produzido, principalmente os títulos mais populares (e que custam mais caro). A Netflix precisa encontrar um equilíbrio entre o investimento feito no catálogo e o retorno conseguido com as assinaturas, e isto é mais difícil do que parece: oferecendo mais e melhores títulos ela pode obter mais assinantes, mas se ela não conseguir assinantes o suficiente, não conseguirá pagar as licenças dos títulos. Em resumo, o tamanho do catálogo depende do número de assinantes.

Nos EUA a Netflix opera desde 1997, tem hoje mais de 33 milhões de assinantes e gera lucro, enquanto no exterior ela opera desde 2010, tem quase 11 milhões de assinantes em 40 países e gera prejuízo. Portanto, é esperado que o catálogo da Netflix nos EUA seja muito mais abrangente do que o de qualquer outro país.

Para ver mais perguntas e respostas, acesse a página de perguntas frequentes sobre a Netflix.

14 comentários:

  1. Nota: outro motivo é o custo de geolocalizar o conteúdo.
    Para o título vir para o Brasil, não basta somente a licença.
    Tem os custos de legendar e/ou dublar.

    E, se não me falha a memória, existe uma exigência de um mínimo (10%, por exemplo) do catálogo ter conteúdo nacional.

    Ou seja, para aumentar o catálogo, tem q aumentar o número de conteúdo brasileiro. O que é muitas vezes, aumentar o prejuízo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de títulos relativamente antigos, eles já foram legendados / dublados, e esse custo já está embutido na licença. Quanto a outros custos, faltou acrescentar o Condecine...

      Excluir
  2. Acredito que na maioria dos casos a dublagem e a legendagem são responsabilidade das produtoras.

    E o fato de uma produção já estar licenciada para outro serviço não impede a Netflix de obter a licença, não é uma regra.

    Acho que o verdadeiro motivo é o tamanho da base de assinantes. Quanto mais assinantes no brasil, maior o investimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguma outra empresa obteve exclusividade no licenciamento de um título, nenhuma outra poderá exibi-lo naquela região. Como esse tipo de licença é mais cara, não é sempre utilizada, mas tenho a impressão que isto tem ocorrido cada vez mais devido a concorrência no mercado.

      Excluir
  3. Já vi a algum tempo filme que tem no netflix no netmovie e no serviço da Sony.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é relativamente comum. Porém, cada vez mais as empresas tentam obter exclusividade no licenciamento de títulos chave para poder assim um diferencial em relação à concorrência.

      Excluir
  4. Não entendo o porque de todas as series relacionadas ao universo STAR TREK, estão disponíveis na netflix americana, e na netflix brasil, apenas a série original e a nova geração, estão disponíveis. Afinal, todos as series já passaram no brasil, já foram dubladas, legendadas etc, e no entanto não disponibilizam para nossa região.

    ResponderExcluir
  5. Custo? E o lucro?? rs
    Por maior que seja o custo, impostos e etc, da Netflix no Brasil, garanto que o lucro é superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo os relatórios da Netflix, faz anos que ela vem tendo prejuízo fora dos EUA.

      Excluir
  6. Um modo de contornar isso é instalar uma extensão como "Hola" ou "MediaHint" no seu navegador do Chrome, que vai fazer com que o servidor americano "pense" que seu computador está lá nos E.U.A., e assim você vai poder acessar todo o conteúdo americano... Claro que nesse caso, você apenas terá acesso ao áudio e às legendas em inglês (CC), e nada em português. Mesmo assim, abrindo com outro navegador (I.E., por ex.) você terá ambos catálogos, o brasileiro e o americano. Para aqueles que conseguem se virar bem no inglês, isso é sensacional! Fica a dica...

    ResponderExcluir
  7. Por mais que o catálogo de lá sejá mil vezes melhor... acontece o contrário também! tem titulos daqui(que não são nacionais) que os americanos não têm.. tenho amigos dos EUA que reclamam por não ter "Fresh prince(um maluco no pedaço)", "Friends".. entre outros por lá.
    Obviamente que eu daria esses titulos de bandeja por series atuais e filmes que sairam do cinema.. mas enfim, dá pra usar o HOLA mesmo por aqui, então acho que é tranquilo.

    ResponderExcluir
  8. MUITO POUCO FILLME EM POUTUGUES DISPONIVEL NO NETFLIX DO BRASIL POUCO LAMÇAMENTO MAIS FILMES ANTIGOS QUE EU PARCULARMENTE NAO GOSTARIA DE COLOCA NA NETFLIX

    ResponderExcluir
  9. Fiz contrato a pensar que netflix era positivo, mas não estou contente não, para mim e negativo porque só filmes antigos, e ao que deveriam de por mais filmes novos... estou desepcionado👎

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.