Netflix encontra dificuldades no Brasil

Para quem quiser ver um bom resumo dos problemas encontrados pela Netflix ao entrar no mercado brasileiro,  recomendo este artigo do Mundo do Marketing:
"Há quase nove meses, a norte-americana Netflix passou a disponibilizar no Brasil seus serviços de streaming. O que parecia natural nos Estados Unidos e no Canadá se tornou um desafio na América Latina por diversos fatores culturais e estruturais, entre eles a baixa qualidade de conexão com a internet, pouco uso de cartões de crédito e o fato de o brasileiro ainda não ter adquirido como hábito pagar para obter conteúdo na web."
Fonte: Mundo do Marketing

24 comentários:

  1. Tsc... Tsc... Não ter o hábito de pagar para obter conteúdo na web é um grande problema... Me lembro que na época dos ataques um amigo falou: "cara espero que não volte tudo como antigamente". Fiquei pensando, voltar a época onde alugavamos filmes e a pirataria não existia como hoje?!

    O pessoal piratiava por ser barato e por não chegar ao Brasil, hoje você só paga o acesso (GVT, OI, etc)e as coisas estão chegando rapidamente...

    Eu colocaria mais uma linha no texto acima, no Brasil temos um grande problema chamado comodismo. É cômodo não pagar, mas ninguém lembra que isso também é errado!

    Pessoal do blog, ótimo trabalho! Vocês fazem o que a Netflix não faz, mostrar o que ela pode oferecer!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dessas dificuldades do netflix aqui. Até entendo quando o brasileiro não quer pagar um terço do salário mínimo num jogo de videogame, por exemplo, mas pagar apenas 15 reais por um serviço legal e de qualidade? Talvez o que falte seja mais marketing, pois não vi na tv nenhum comercial (se bem que eu já abandonei a tv pela internet faz algum tempo). Melhoras ao netflix pois não é sempre que um serviço como esse é disponibilizado com um preço tão em conta.

    ps: as velocidades ainda não são boas mas acredito que a tendência é melhorar.

    ResponderExcluir
  3. Cara! Não tem essa que brasileiro prefere conteúdo legendado ao dublado porque se vê isso hoje na própria tv paga que se esta adequando ao gosto do brasileiro. Porque se eles limarem as dublagens do catalogo deles eles continuaram na mingua até decidirem fechar a conta aqui no Brasil.
    Porque pra ver legendado, ninguém vai pagar por algo que tem de graça.
    A dublagem é o diferencial. Pagar pelo conteúdo infantil todo mundo vai continuar com sua tv paga básica com os canais infantis de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan, inicialmente a Netflix pensou em trazer ao Brasil conteúdo quase exclusivamente dublado. As reclamações começaram logo a lotar a página do Facebook da Netflix, pedindo por legendas. Um funcionário da empresa me disse que era "uma minoria que vocalizava muito suas reclamações", mas logo a Netflix mudou de postura e disse que a maioria dos títulos teria dublagem e áudio original com legendas.

      Acredito que a maioria dos brasileiros prefiram dublagem a legendas, mas acho provável que a maioria dos usuários da Netflix hoje (provavelmente de classe média/alta, com banda larga, TV digital e/ou videogame/media player) prefiram legendas, até mesmo pelo hábito de ver filmes legendados no cinema, TV a cabo, etc.

      Excluir
    2. No meu caso não é questão de "estar acostumado". Pra mim, assistir algo dublado, é como ver uma cópia ruim do original. De fato, você não está assistindo a interpretação do ator, mas uma re-interpretação, rápida e barata da interpretação do ator feita pelo dublador. Em alguns casos (muitos atualmente) a dublagem é tão ruim que é impossível de assistir.

      O que me irrita na TV paga (e se o hábito continuar será a hora de abandonar a TV paga) é que o conteúdo que vêm de fora está na sua língua original. Qual a grande dificuldade, com as tecnologias atuais, de oferecer o dublado como padrão e o som original e legendas como opção? Parece pura má vontade, incompetência e até burrice das operadoras.

      Excluir
    3. UrsinhoBonito (!?) Isso é uma questão de preferência. Eu acho as dublagens brasileiras muito boas e essa de "perder" a interpretação do ator somente você vai "achar" apenas no dia que falar inglês fluentemente.
      Interpretação não é só no falar... é na expressão corporal, facial, etc e isso você também perde quando tem que ficar prestando atenção na legendas... por mais rápido que você leia.

      Excluir
    4. Se precisar ficar lendo, caio fora!

      Excluir
  4. Uma coisa nítida no início do Netflix foi que eles quiseram começar o serviço sem conhecer o perfil do assinante daqui. Isso é muito errado, mas ao menos a empresa se viu disposta a mudar, e se formos analisar, isso foi bem rápido - menos de seis meses depois do início do serviço. Eu procuro fazer uma análise mais ampla dos lançamentos que são feitos pelo serviço, pois não adianta querer só o que é bom para mim. Acho que eles estão buscando diferentes perfis, por isso as novelas mexicanas, séries adolescentes, desenhos para crianças de poucos anos até maior idade, stand-ups, lutas, programas esportivos... talvez não fosse o caso de atirar para todo lado, mas acho que eles estão testando o conteúdo para ver o que tem mais aceitação. O que eles não podem deixar de fazer é buscar a melhoria e estabilidade do serviço. Maior base de aparelhos compatíveis, melhores filmes e boas parcerias de conteúdo. Se eles fizerem isso, toda essa dificuldade em atingir um bom público no país vai diminuir com o tempo. Hoje ainda tem muita gente que pesa a quantidade mais do que a qualidade. E esse é o momento das pessoas perceberem que o usuário deve fazer os horários para assistir os programas, e não as emissoras. É óbvio que o perfil do assinante vai mudar para esse em breve, e nisso o serviço leva vantagem. Eu até acho que a qualidade da internet em nosso país vai ter que melhorar por causa da Netflix, outro dia eu vi uma estatística de dados nos EUA e o streaming, cujo maior expoente é o serviço da Netflix, ficava quase de igual para igual com os downloads via torrent. Convenhamos, só há vantagens na longevidade do serviço.

    ResponderExcluir
  5. Artigo muito bom mesmo. Explicou as dificuldades e deu para sentir que a Netflix está empenhada em ir se adaptando cada vez mais.

    Realmente brasileiro não tem a mania de pagar por este tipo de coisa =/

    ResponderExcluir
  6. Eu fico triste de ver isso. Atualmente não pago TV por assinatura pois acho a qualidade da imagem muito ruim pelo preço que cobram. Com o Netflix, e seus 15 reais por mês, eu me esbaldo, com qualidade SEMPRE superior às TVs por assinatura, mesmo com internets com banda de 1mb.
    Mas, ao meu ver, a Netflix tem outro problema: se adaptar a outros mercados que não o americano. No geral, empresas americanas tem um problema gigante de adaptação à cultura local e "traduzir" as propagandas e marketings para ficarem interessante ao gosto local. Taí a AOL, que não me deixa mentir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Sempre sorrio quando vejo alguém reclamar da qualidade da imagem do Netflix. A tv por assinatura, em seus canais SD (canais HD ainda são raros), tem qualidade muito inferior à Netflix. Não sei do que exatamente estas pessoas estão reclamando...

      Excluir
  7. Não é por nada não mas prefiro dublado. Oras, se há possibilidade de ter tanto audio original com legendas quanto legendado, não sei qual a dificuldade. Acho que falta mais publicidade fora da internet e talvez, outras formas de pagamento seja mesmo uma boa.

    ResponderExcluir
  8. Bullshit. Sinceramente.
    O problema nunca foi nem será brasileiro que não quer pagar. O que está ocorrendo aqui é erro na estratégia de marketing desse povo. Eles não sabem qual é o público deles, muito menos como atingi-lo. O artigo fala da internet de baixa banda, mas mostra que praticamente 50% dos usuários tem banda acima de 2MB.
    O Netflix está tentando atingir todo mundo ao mesmo tempo, e é obvio que vai ter dificuldade nisso, pois todos sabem que em um país multicultural como o Brasil, você possui vários tipos de público, e precisa de abordagens diferentes.

    Sinceramente, não há como convencer as pessoas a pagar por um serviço ruim. O Netflix tem estrutura? Tem. Mas o fato principal é que não tem conteúdo que agrada. O básico do básico é que quando se fala em filmes, pouca gente quer ver um catálogo dos anos 80/90 com lançamentos semanais de filmes antigos. E não tem uma interface que agrada, também. Há uma dificuldade inconveniente de você ter de garimpar filmes novos toda vez e você não pode nem ao menos fazer uma lista de quais filmes eles têm que você deseja assistir mais tarde. A página principal é um emaranhado de dicas sem sentido, aonde você não tem poder algum de customização. Sem falar em algo um pouco mais ambicioso que poderia fazer toda a diferença: perfis de usuário, com caráter mínimo de rede social.

    Enfim, existem diversos brasileiros interessados em pagar sim, e com estrutura de rede funcional. Mas se o serviço não agrada e não te traz comodidade nenhuma, eles nunca irão passar do 1 mês gratuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em alguns pontos, Rafael, mas acho que sua crítica foi um pouco injusta (ou talvez muito subjetiva).

      Tenho certeza de que a Netflix agrada a muitos, e é inquestionável que ela oferece muita comodidade (em comparação com vários outros serviços, como locadoras de vídeo, TV aberta/a cabo, e até mesmo pirataria).

      Infelizmente, de nada adianta um usuário contratar banda larga de 2Mb/s se o provedor garante (e muitas vezes fornece) apenas 10% do valor contratado... e o ideal para obter qualidade HD é 5Mb/s ou superior.

      Enquanto muitos usuários reclamam da falta de títulos recentes, outros reclamam da falta de "clássicos" (?) dos anos 80/90, como você citou. É claro que cada usuário tem um gosto próprio, e é economicamente impossível atender a todos de uma vez só mantendo o custo da assinatura baixo como é hoje. Quem quer lançamentos pode assinar TV a cabo, pagando mais por isso. Afinal, a Netflix nunca se colocou como um substituto da TV a cabo...

      A interface da Netflix é relativamente simples, fácil de usar e rápida, mas certamente poderia ter mais funções - o que, por outro lado, a tornaria menos simples. Eu também sentia falta de um mecanismo para marcar os vídeos da Netflix que eu gostaria de ver, mas é possível habilitar a "fila de vídeos" (pelo PC). Além disso, eu mantenho minha "watchlist" no IMDb, que posso cruzar com a lista de vídeos da Netflix para ver o que há na Netflix que mais me interessa.

      É possível configurar a tela principal da Netflix pelo menu Perfil de Interesses - Preferências pessoais.

      Quanto a falta de um mecanismo para exibir as novidades no catálogo... foi para isso mesmo que eu criei este blog! :)

      Excluir
    2. Assino embaixo. A NetFlix é um ótima opção, mas aquela interface da Netflix na minha TV LG é pra matar. Tenho que garimpar no pc e depois buscar na TV. Isso eles poderiam melhorar e muito. É desinteresse mesmo.

      Excluir
    3. Concordo com tudo que o Rafael disse. E amo esse blog, mas acho que é obrigação da empresa pagar uma graninha para você, incluindo ele na operação dela.

      Excluir
  9. Em suma, todos os motivos pelos quais consideram o Brasil um país pre-capitalista e as margens do progresso. Poxa "falta de uso do cartao de credito e costume de pagar por conteudo na internet". hahahha

    Uso o Netflix pelo computador, ipad e apple tv, dos 3, o melhor interface é a da apple tv. Do ipad tb não é mal. mas estes sao méritos da Apple. Alguns quesitos sao muito falhos, principalmente a falta de uma área para identificar os lançamentos. Mas graças a Deus existem blogs como esses!

    Mas aí também entra um pouco de mau costume... até pela organização, quanto tempo gastavamos nas locadoras procurando alguma coisa pra assistir? Nao tem como negar que tudo ficou mais simples.

    Quanto as novidades, faltam estabelecer mais parcerias como estas que o netflix fez com o FOX recentemente. Alguns entraves estão nos direitos de exibiçao, e os contratos que os estudios ja tem ha anos com as nossas emissoras. E isso é so um pensamento meu, mas estes mesmos nao devem estar felizes com essa adaptaçao, ja que existe toda uma producao na zona franca de manaus pronta pra desovar dvds e blu rays por pelo menos 30 reais, né?

    E ai chegamos numa soma de problemas que se explicam de certa forma. O mercado nao vai apostar na mudança pra agradar a alguns poucos e desses poucos, muitos nao tem costume de pagar por conteudo na internet (o que é lamentavel, eu tive que rir quando li). Por algum motivo nos EUA essas coisas nao se canibalizam, o que é interessante. Os episodios vao pro Itunes, Hulu Plus, Net Flix, um dia depois da exibiçao na TV e ainda assim nao afetam as vendas de dvds e afins.

    Por fim, queria comentar a questao das legendas e dublaglem. Prefiro o audio original legendado, o fato é que quem investe em som, e espera obter o maximo do 5.1, nao faz o menor sentido assistir filmes dublados, a dublagem come o som ambiente e parte dos efeitos sonoros. Mas pra quem prefere o som dublado, o Brasil é o pais com a melhor qualidade de dublagem. COM CERTEZA. Já assisti filmes europeus dublados em ingles e americanos em espanhol, e nao tem a menor comparaçao. Podem reclamar por questao de habito, mas por qualidade nao.

    ResponderExcluir
  10. O serviço é otimo só falta alguns classicos como animes etc..

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo que o Rafael Kokiri disse.

    A minha TV vem com uma APP do Netflix, o que me motivou a assinar o serviço. A qualidade de imagem dos filmes HD é muito boa, achei melhor que a imagem de alguns dos canais HD da Sky.

    O preço baixo, a possibilidade de assistir quantos vídeos quiser, quantas vezes quiser e quando quiser, realmente são atrativos. O problema é o acervo de vídeos. Todos os filmes que assisti são filmes que sei que já passaram na TV aberta, alguns que assisti há 10 anos atrás quando ainda era adolescente.

    Quem quer pagar para ver algo que já foi reprisado mil vezes no SBT e na Globo?

    Há dois meses cancelei o serviço e estava pensando em voltar, até mesmo porque o valor é realmente baixo, não pesa. Mas não vi nada novo, nada que me fizesse dizer: "agora sim vale a pena!". Olho o Netflix americano e sinto que jogaria meu dinheiro fora no Netflix BR. O pior é que é basicamente o mesmo valor por algo totalmente diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem como usar vpn então pode acessar o netflix dos EUA.

      Excluir
    2. Embora seja possível, não é todo brasileiro que domina a língua inglesa e consegue assistir aos vídeos que são, na maioria, com áudio em inglês, e muitos sem legenda...

      Além dos aspectos legais, dos quais eu desconheço, imagino que, se muitos usuários utilizassem VPN para burlar restrições regionais, a Netflix provavelmente passaria a usar outro (como talvez o próprio login do usuário) para determinar qual catálogo ele tem direito a acessar...

      Excluir
  12. Streaming service - A+, Business Model - A+, Bringing the service to Brazil - Priceless! but (and there is always a but), why the f***k Netflix thinks the movies Brazilians want to watch have to be at least 10 years older than those watched by North Americans? Why is it that movies and TV shows available to US/Canada subscribers are WAY much more recent than those available in Brazil? After I re-watch all my favorite oldies, I will cancel the subscription. Is that really what Netflix expects from the Brazilian market?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I think the answer might be quite simple: recent titles are more expensive than older ones. Netflix has millions of subscribers in the USA, so they have much more leverage to invest in new titles for that market. As Netflix gains more users (and more experience) in Latin America, I'm sure they will bring more and better titles (including recent ones).

      Excluir
  13. So sei que se n sair logo o app para tv samsung UNxxc6900 , vou cancelar o netflix, n aguento mas assistir netflix no notebook, gastei grana preta na tv depois que foi anunciado suport a tv samsung com aps, e ate hj nada, toda vez que ligo é um prazo novo, todo dia na espectativa ligo tv procurando app netflix, isso ja ta enchendo o saco, logo a mensalidade vai aumentar e n pude aproveitar 100% da tv.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.